Páginas

domingo, 13 de setembro de 2015

DORCAS - A MULHER GENEROSA



 
Atos 9:36-42

 QUEM FOI ESTA MULHER?

Dorcas, era uma judia cristã que vivia em Jope, cidade situada perto do Mar Mediterrâneo, tinha não só um nome grego, mas também em aramaico, chamada por Tabita, cujo significado era “gazela”, um animal que anda pelas alturas, protegendo o rebanho e estando alerta para adverti-lo dos perigos. Assim era comparada a solicitude daquela mulher: sempre pronta a proteger alguém do alto de sua alma nobre.

Não se faz nenhuma menção, nas escrituras Sagradas, sugerindo que ela fosse casada, ou que tivesse alguma família. Portanto, podemos deduzir que ela morava sozinha e que era costureira (At. 9:36-39).

Dorcas foi chamada por Lucas, que escreveu o Livro de Atos dos Apóstolos, de discípula, o que significa que ela era uma seguidora de Jesus Cristo (cf.At.9:36).

Dorcas provavelmente via muitos maridos e pais partirem em direção a águas perigosas. Vários destes homens não voltavam do mar, deixando para trás suas famílias.

Dorcas amava ao Senhor, ela tinha olhos voltados para as necessidades dessas famílias, com habilidade em suas mãos essa discípula costurava roupas e as distribuía entre as famílias desamparadas pelos naufrágios.

Ela adoeceu e veio a falecer o que causou grande comoção entre as amigas, elas pegaram seu corpo o colocaram no cenáculo, mandaram chamar o apóstolo Pedro que com autoridade ressuscitou a vida daquela mulher. Através deste milagre muitos voltaram para o Senhor e creram.

A história de vida de Dorcas nos faz ver o quanto é recompensador podermos ser canal de benção para as pessoas mais necessitadas que estejam ao nosso redor, muitas vezes o que parece ser um serviço simples tem um grande significado para a vida de alguém, por isso não deixemos de usar o dom que Deus nos deu para beneficiar aos necessitados, deixemos a vida das pessoas marcadas por aquilo que fazemos simplesmente por amor.

 
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 

1 João 3:17-18

 "Façamos o bem a todos!"
 
Fonte: http://www.pastorarosanaonline.comunidades.net/dorcas-a-generosa