Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

O QUE É CINGIR OS LOMBOS?



http://1.bp.blogspot.com/-pbENA5LJUA8/T8T9sbpkwEI/AAAAAAAAAF8/BJAgwMw8hco/s1600/yyyyyy.png

Há alguns dias eu me perguntava o que seria cingir os lombos, uma vez que era como eu deveria estar. Pensei, orei, estudei a Bíblia e soube que se tratava de amarrar o cinto da veste. Hoje lendo um livro, encontrei uma explicação boa, vou transcrever abaixo e depois referenciar devidamente os créditos de autoria. Eis a definição do que é cingir os lombos, seu significado, seu sentido e utilidade.

Cingir os lombos representa uma preparação para o trabalho 

Três mil anos atrás [...] as mulheres (e os homens) usavam roupas bem soltas. Para realizar trabalhos físicos precisavam segurar a roupa e prendê-la com um cinturão. Só assim poderiam movimentar-se livremente. Esse cinturão por cima da roupa era uma preparação necessária para o trabalho pesado e também para esforços prolongados.

O ato de cingir-se ou de prender a roupa com o cinturão era também um fator psicológico para o trabalho. Da mesma forma que colocar um avental, roupa de faxina, roupa de ginástica, roupa para pintar ou roupa para cuidar do jardim, ou até mesmo arregaçar as mangas, o ato de colocar o cinturão significava preparar-se para o trabalho. Esse ato preparatório e a roupa apropriada incentivavam a atitude de “Vamos lá!” em relação à tarefa do momento.
 http://www.aceros-de-hispania.com/imagen/armaduras-deepeeka/cinturon-romano-DP3869.jpg

O cinturão é um símbolo da força mental e física que é adquirida quando se entra na arena do trabalho.
 

Fonte: 
GEORGE, Elizabeth. Bela aos olhos de Deus. Campinas, SP: Editora United Press, 2002. p. 117. http://abibliaemcodigo.blogspot.com.br/2013/02/o-que-e-cingir-os-lombos-ha-alguns-dias.html